PROBLEMAS E DISCRIMINAÇÃO DO CANHOTISMO

Problemas sociais

Antigamente havia o treinamento forçado com a outra mão, o que levava os canhotos algumas vezes a ficarem revoltados psicologicamente mais tarde..

Nos jogos há também alguns problemas. No pebolim, a mesa é adaptada para os destros. Nas cartas, quando tem-se elas em mão, elas abrem para a direita para poder ver os números. Na queda-de-braço só pode ser usado o braço direito. No polo ainda é ilegal canhotos jogarem, a única convincente e racional razão para isto é a tentativa de se preservar a segurança dos cavalos que são treinados para tacadas do lado direito.

Os objetos são feitos apenas para destros: o abridor de lata, a tesoura (em uma tesoura normal os canhotos não vêem a linha de corte), as maçanetas das portas, o corrimão das escadas na direita, instrumento musicais de cordas, relógio de corda.

As pessoas canhotas se queixam muito desta exclusão.

Segundo Braga (1999, p.1):

"Quando eu era pequena, resisti bravamente às tentativas de meus pais em me tornar destra. Não houve jeito e eles foram obrigados a me deixar em paz. Na faculdade, no entanto, não escapei: tive de aprender a usar a mão direita para manusear os instrumentos feitos para destros."

Socialmente todos devem cumprimentar usando a mão direita.

Na infância pode haver problemas emocionais por não conseguir usar os objetos o que levam a alguns achar-se desajeitados ou lentos para aprender.

0 comentários: