Curiosidades

Demografia
Dia Internacional do Canhoto, 13 de Agosto de 2002

Em 1977, aproximadamente 8 a 15% da população adulta era canhota.[1] Estudos indicaram que canhotismo é mais comum em homens do que em mulheres.[2] Canhotismo, em comparação com a população em geral, também aparenta ocorrer com mais frequencia em gêmeos idênticos,[3] Pessoas do Sudeste Asiático, Leste Europeu, Sul da Ásia são mais comumente canhotas do que outros grupos étnicos pelo mundo, enquanto pessoas do Europa Ocidental, Europa Setentrional e África são menos comumente canhotas.

[editar] Problemas e facilidades

A associação com o hemisfério direito do cérebro é dita ser mais ativa em canhotos, e geralmente é associada a genialidade e é correlacionada com habilidade artistica e visual [carece de fontes?].

Certos estudos indicam, que a percentagem de génios (QI muito elevado) canhotos é superior ao estatisticamente esperado, no entanto verifica-se igualmente uma tendência exagerada para padecerem de doenças do foro mental.[carece de fontes?]

Em certos campos, canhotismo é vantajoso; por exemplo, em baseball, onde existem muito mais destros do que canhotos, é comum um batedor canhoto ser mais bem sucedido contra um lançador destro, do que um batedor destro contra um lançador destro. No futebol, jogadores canhotos são frequentemente mais habilidosos em jogar com o pé esquerdo (apesar do fato de ser canhoto não implica necessariamente que joguem com o pé esquerdo), o que faz com que eles sejam mais valiosos já que eles podem jogar melhor no lado esquerdo do campo do que jogadores destros. Interessantemente, no hockey de gelo, há um número muito maior de atiradores canhotos, e a maioria dos defensores de gol pegam com a mão esquerda (forçando muitos deles a atirarem com a mão esquerda também).

Na esgrima, um destro esgrimista é mais acostumado a ficar face à face com outro destro esgrimista simplesmente porque ser destro é mais comum. Um esgrimista canhoto está mais acostumado a ficar face à face com um destro pelos mesmos motivos. Então quando um destro esgrimista enfrenta um canhoto esgrimista, o destro não está acostumado a lutar com o canhoto, porém o canhoto está acostumado a lutar com o destro, causando em uma notável vantagem. A mesma vantagem pode estar presente para a maioria dos esportes de um-contra-um.

No boxe existe uma dificuldade natural para a defesa, pelos destros, ao lutarem contra canhotos: é como se o boxeador tivesse de lutar diante de um espelho.

SUPERTIÇÕES II

As roupas de homens e mulheres são abotoados de lados contrários. Segundo Fincher (1977), o costume veio do período Vitoriano, quando uma mulher nobre era usualmente vestida por sua empregada, e pelo fato das empregadas serem geralmente destras, era mais fácil para elas, abotoarem da esquerda para direita. Ao contrário, um nobre senhor usualmente se vestiam sozinhos e não precisavam de ajuda para fechar os botões.

As alianças de casamento são usadas no terceiro dedo da mão esquerda. No início, os egípcios acreditava que a Vena amoris (veia do amor) ia do terceiro dedo da mão esquerda para o coração e por isso colocavam o anel de casamento neste dedo que proveria uma relação mais próxima com o coração da pessoa.

Chineses e europeus acreditam que se alguma pálpebra esquerda for arrancada algo muito ruim acontecerá, e algo bom irá acontecer quando alguém arrancar uma pálpebra direita.

Os irlandeses acreditam que quando você está numa viagem e vê três pega ou pica-pica (uma espécie de corvo) na sua esquerda, você estará com azar. Dois pegas na sua direita, porém, significa sorte. Você terá um ano inteiro de sorte quando você ouvir um cuco na sua direita.

Se sua palma direita coçar, você ira receber algum dinheiro; se sua palma esquerda coçar, você perderá dinheiro. Esta superstição pode ser encontrada na Europa, América, algumas partes da África, e entre alguns ciganos.

Quando você entrar numa casa da Escócia e pisar primeiro com o pé esquerdo você estará trazendo demônio ou mal azar para dentro de casa. Esta é o famoso costume "primeiro passo" que pode ser encontrado na Europa.

Esquimós acreditam que todos os canhotos sejam poderosos feiticeiros.

Em Marrocos canhotos são considerados como demônios ou pessoas malvadas.

No passado (talvez isto continue se manifestando nos dias atuais), todos judaicos tinham que estar longe de algum dos "cem defeitos físicos" listados por Maimonides. Inclui-se na lista cegos, mancos, anões, etc... e canhotos.

No budismo, Buda descreve que o caminho para o Nirvana (o estado de purificação e salvação) se divide em duas partes. Um é o caminho da mão esquerda que é o jeito errado de se viver, e que as pessoas deveriam evitar e seguir o caminho da mão direita porque este é o caminho digno para a purificação da alma.

Nos países islâmicos e na Índia, as pessoas são proibidas de comer com sua mão canhota porque isto é considerado sujo – literalmente. As pessoas destes países certa vez já usaram a mão esquerda para limpar o corpo depois de defecarem, uma vez que o papel higiênico é uma invenção recente. Esta restrição é um jeito fácil de se destinguir a mão suja da mão com que se deve comer (eles usam a mão para comer) para propostas higiênica.

No Irã, os ladrões capturados têm suas mão direitas decepadas como punição. O motivo é simples: sem a mão direita, o ladrão precisa usar a esquerda. Usar a mão

esquerda, no Irã, é considerada uma atitude desonrosa. Essa mão é usada apenas para fazer higiene anal.

O preconceito destro está em todos os lugares como superstição e herança de costume: fazer o sinal da cruz com a mão direita, entrar em casa no Ano Novo com o pé direito, quando alguém está infeliz dizemos que ele acordou com o pé esquerdo.

PROBLEMAS E DISCRIMINAÇÃO DO CANHOTISMO

Problemas sociais

Antigamente havia o treinamento forçado com a outra mão, o que levava os canhotos algumas vezes a ficarem revoltados psicologicamente mais tarde..

Nos jogos há também alguns problemas. No pebolim, a mesa é adaptada para os destros. Nas cartas, quando tem-se elas em mão, elas abrem para a direita para poder ver os números. Na queda-de-braço só pode ser usado o braço direito. No polo ainda é ilegal canhotos jogarem, a única convincente e racional razão para isto é a tentativa de se preservar a segurança dos cavalos que são treinados para tacadas do lado direito.

Os objetos são feitos apenas para destros: o abridor de lata, a tesoura (em uma tesoura normal os canhotos não vêem a linha de corte), as maçanetas das portas, o corrimão das escadas na direita, instrumento musicais de cordas, relógio de corda.

As pessoas canhotas se queixam muito desta exclusão.

Segundo Braga (1999, p.1):

"Quando eu era pequena, resisti bravamente às tentativas de meus pais em me tornar destra. Não houve jeito e eles foram obrigados a me deixar em paz. Na faculdade, no entanto, não escapei: tive de aprender a usar a mão direita para manusear os instrumentos feitos para destros."

Socialmente todos devem cumprimentar usando a mão direita.

Na infância pode haver problemas emocionais por não conseguir usar os objetos o que levam a alguns achar-se desajeitados ou lentos para aprender.

mais canhotos famosos

Esporte brasileiro

Ayrton Senna – Melhor piloto brasileiro de todos os tempos na Fórmula 1. Tricampeão mundial, sendo campeão em 1988 com o recorde de vitórias numa temporada.

Pelé – Atleta do século, melhor jogador de futebol de todos os tempos no mundo. Tricampeão mundial pela seleção brasileira. Ele e o presidente dos Estados Unidos da América são as pessoas mais conhecidas no planeta.

Romário – Grande craque de futebol e o atacante mais consagrado atualmente no futebol. Teve grande participação na conquista do Copa do Mundo em 1994.

Fernando Meligeni – Argentino naturalizado brasileiro. É o segundo melhor tenista brasileiro na atualidade.

Esporte Internacional

Bill Russell, Chris Mullen, David Robinson, Goran Ivanisevic, John McEnroe, Larry Bird, Lenny Wilkins, Marcelo Rios, Martina Navratilova, Monika Seles, Thomas Muster.

Literatura

HG Weels – Romancista e ensaísta inglês. Ganhou nomeada como auotr de livros de ficção científica.

Machado de Assis – Escritor brasileiro, um dos maiores da língua portuguesa de todos os tempos. Sua obra inclui romances como Dom Casmurro e Quincas Borba. Foi um dos fundadores e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.

Líderes Mundiais

Alexandre, o Grande – Um dos maiores generais da história. Foi rei da Macedônia em 356 a.C. Venceu os persas e estendeu seu império até a Índia. Fundou Alexandria, no Egito.

Fidel Castro – Líder revolucionário e estadista cubano. É o atual presidente de Cuba.

Mahatma Gandhi – Líder nacionalista indiano, expoente da doutrina da não-violência.

Napoleão Bonaparte – General e estadista, imperador dos franceses.

Bill Clinton – atual presidente dos Estados Unidos da América.

Há ainda outros líderes como Júlio César, Príncipe Charles (Ing), Elizabeth II, George Bush, John D. Rockefeller.

Música

George Michael (Wham!), Glenn Frey (the Eagles), Jimi Hendrix, John Lydon a.k.a. Johnny Rotten (Sex Pistols), Kurt Cobain (Nirvana), Ludwig van Beethoven, Natale Cole, Paul McCartney (the Beatles; Wings), Phil Collins (Genesis), Phil Everly (The Everly Brothers), Robert Plant (Led Zepplin), Tony Iommi (Black Sabbath).

Arte

Pablo Picasso – Pintor espanhol radicado na França, considerado o maior do século vinte.

Leonardo da Vinci – Artista e pensador italiano, um dos maiores gênios da história. Foi pintor, escultor, arquiteto, engenheiro e cientista. Criador do quadro mais famoso do mundo "Mona Lisa"

Miguelângelo e Raphael.

Atores

Bruce Willis, Charlie Chaplin, Jerry Seinfeld (comediante), Julia Roberts, Keanu Reeves, Marilyn Monroe, Nicole Kidman, Peter Fonda, Robert DeNiro, Robert Redford, Sarah Jessica Parker, Tim Allen, Tom Cruise, Whoopie Goldberg.

Outros canhotos famosos

Albert Einstein – Físico de origem alemã, naturalizado norte-americano. Teve grande contribuições com suas leis para a humanidade. Recebeu o Prêmio Nobel de fisiologia ou medicina em 1908.

Aristóteles – Filósofo grego, um dos maiores pensadores de todos os tempos.

Bart Simpson – personagem de desenho, escolhido entre as 100 maiores personalidade do século.

Bill Gates – O homem mais rico do mundo. Dono da maior empresa de informática do planeta "Microsoft".

Neil Armstrong – Astronauta norte-americano, o primeiro homem a pisar na Lua.

Isaac Newton – Matemático e físico inglês, um dos maiores célebres sábios de todos os tempos.

Billy the Kid (William Bonney), David Rockefeller (banqueiro), Dwight F. Davis (criador da Copa Davis, no tenis), Jack o Estripador, Joana D'arc (Heroína francesa), Matt Groening (cartunista criados dos Simpsons), Ramses II (Faraó Egípcio).

OS DOIS LADOS DO CÉREBRO

O cérebro é divido em 2 hemisférios. Cada um dos hemisférios controla os movimentos da parte oposta do corpo. Os movimentos que fazemos com a mão esquerda, pé esquerdo e olho esquerdo são inteiramente controlados pelo hemisfério direito do cérebro.

Os dois hemisférios podem sincronizar e dar harmonia aos movimentos, mas um hemisfério não interfere na atividade do outro.

Se ocorrer uma lesão no hemisfério esquerdo, uma pessoa destra será mais prejudicada, pois serão afetados os movimentos do lado direito do corpo. Com o tempo, o hemisfério não afetado vai assumindo o controle que dependia da outra metade e os movimentos podem voltar aos membros paralisados.

A dominação de um hemisfério do cérebro é mais evidente nas funções complexas, as mais simples ambos podem controlar. É possível treinar as habilidades da mão não preferencial e torná-la tão hábil quanto a outra. Isto acontece principalmente quando se aprende a tocar instrumentos musicais.

Nos outros animais não existe esta lateralidade, não há preferência pelo uso das patas.

Quando aparece a preferência

Segundo o psicólogo Gesell, que fez teste durante vários anos com crianças, a lateralidade já pode ser prevista em recém nascidos. Quando o bebê está deitado, ele sempre deixa o rosto voltado para o mesmo lado. Este lado, se fosse o esquerdo, indicaria que a criança será canhota. Mas resultados não foram verdadeiros para algumas crianças.

Tab. 1 Fases de preferência (25/05/2000 – "Meu filho é canhoto")

Idade


Fase de preferência

Nascimento ao 7° mês


Usam indiferentemente as mãos

7° ao 10° mês


Clara preferência pelo uso de uma das mãos

10° mês aos 2 anos


Usam indiferentemente as mãos

2 anos


Manifesta preferência manual

2 aos 6 anos


Podem aparecer fases curtas de variação

6 anos


A preferência está evidente

Existe gradação desde fortemente destras até fortemente canhotas, havendo as ambidestras (variam de mão) e as ambicanhestras (são desajeitadas com as duas mãos).

Esta preferência também ocorre com os olhos (se tiverem as mesma nível de visão nos dois olhos). Quando vamos olhar em frestas e em microscópios usando um olho só. Não quer dizer que tenha melhor visão naquele olho e sim que o lado dominante está agindo sobre ele.

Foram feitos testes com pessoas canhotas e destas com escrita, uso de tesoura, chaves, etc. A tabela nos mostra os resultados:

Tab. 2 Média do uso das mãos (25/05/2000 – "Meu filho é canhoto")

Destros


72% são fortemente superiores com a mão direita


16% tinham uma ligeira superioridade


12% não mostravam diferença

Canhotos


55% são fortemente superiores com a mão esquerda


30% não mostravam diferença


15% tinham maior habilidade com a mão direita



1.2 Diferenças entre destros e canhotos

Pensou-se primeiramente que a preferência da mão decorria do olho, mas viu-se que os cegos de nascença eram muito mais destros do que canhotos. Existe uma correlação entre a preferência do olho, da mão e do pé. Cerca da metade dos canhotos usam o olho direito (dominância lateral incompleta). A dominação do lado esquerdo é muito mais poderosa. Os canhotos não são completamente esquerods quanto os destros são direitos. Muitas funções lateralizadas nos destros variam nos canhotos. Os destros gesticulam mais com a mão direita quando falam, enquanto os canhotos usam ambas as mãos indiferentemente. Os destros sentem mais dor no pé e na mão esquerda, enquanto os canhotos sentem igualmente a dor em ambos lados.

A CAUSA DO CANHOTISMO

A causa não tem bem uma explicação 100% certa. Admite-se que é hereditário. Há também a hipótese de que nos primeiros anos a criança não tem preferência, que ela pode ser treinada pelo ambiente. Há muito mais canhotos em famílias com canhotos. O pai canhoto inconscientemente poderia provocar o treinamento da mão esquerda nos filhos. O adulto canhoto entrega o biscoito inconscientemente na mão esquerda do filho. Mas esta teoria também não tem resultado confiante, já que houve muitos desvios.

Em pesquisas descobriu-se que onde os dois pais eram canhotos havia 50% de chance do filho também ser canhoto. Considera-se o canhotismo como caráter herdado por falta de provas. Mas não há comprovação de um gene que determine qual irá ser o hemisfério dominante no cérebro.

Tab. 3 Chances dos pais em ter filho canhoto (20/05/2000 – "Destros e canhotos")

Dominância nos pais


Chance de ter filho canhoto

Ambos os pais são canhotos


50%

Um pai canhoto e o outro destro


17%

Ambos os pais são destros


2%

Os destros tem o hemisfério esquerdo bem mais volumoso do que o direito, enquanto que nos canhotos não têm muita diferença. Dentro do útero se vê diferenças entre as artérias que irrigam os hemisférios do cérebro.

As digitais dos canhotos nos polegares e nas mãos são parecidas e nos destros são diferentes. Como as digitais são determinadas pelos genes a causa de serem similares ou diferentes tem causa genética.

8

Nos gêmeos idênticos, a digital da mão direita de um é parecida com a da mão esquerda do outro. Se há uma falha no lado direito de um, haverá uma similar no lado esquerdo do outro. Isso nos leva a crer que o canhotismo seja genético.



2.1 Nada a ver com a inteligência

Viu-se que grande número de pessoas com lesões cerebrais ou deficiência mental eram canhotas. Mas foi feita um pesquisa que revelava que muitas delas tinham lesão cerebral e que tiveram a aprender a usar a outra mão.

Nos retardados ocorreu devido a compreensão pela "imagem do espelho". Usavam a mão esquerda para repetir o que outra pessoa fazia com a mão direita. No mundo, destas pessoas com problemas cerebrais, 28% são canhotas.

Não deve-se dizer que todo canhoto apresenta deficiência neurológica. Existem grandes gênios na história que são canhotos.

Os canhotos pensam mais rápido que os destros?

Os canhotos podem levar vantagem em certas áreas como, digamos, pilotar um avião a jato ou falar e dirigir ao mesmo tempo. Um estudo recente publicado pelo jornal Neuropsychology (site em inglês) sugere que os canhotos são mais rápidos no processamento de múltiplos estímulos que os destros.

Certo é que um maior aproveitamento das funções dos dois hemisférios cerebrais sejam entre canhotos ou destros, leva o indivíduo a ser mais imaginativo, mais capaz de resolver questões difíceis do seu dia-a-dia, a perceber e compreender o que o cerca, além de desenvolver habilidades e potencialidades que estão latentes no ser humano. Por exemplo, algumas pessoas pensam que, pelo fato de utilizarem a mão esquerda vão ser capazes de desenhar bem, mas aprender a desenhar é aprender a ver e a criar. Essas condições não se desenvolvem mudando de mão e sim desenvolvendo características próprias. Afinal existem excelentes pintores que trabalham com os pés, com a boca e com as duas mãos.

No entanto, uma pesquisa realizada na Australian National University (ANU) parece confirmar estudos anteriores que mostram que a destreza ou canhotismo é determinado no útero e que muitos canhotos processam a linguagem usando ambos os hemisférios do cérebro, em oposição aos destros, que parecem usar principalmente o hemisfério esquerdo para esse propósito.

Os dois hemisférios do cérebro são quase idênticos e processam as mesmas informações da mesma forma, com dados passando para frente e para trás entre eles, principalmente por meio de um grande caminho neural. Porém, determinadas tarefas, como o processamento da linguagem mencionado acima, tendem a ocorrer em um hemisfério ou em outro. Para a maioria das pessoas, o processamento da linguagem acontece no hemisfério esquerdo. Para as pessoas canhotas, ela pode ocorrer em ambos os hemisférios. Outra área de especialização é aquela do processamento de dados sensoriais: geralmente, os dados obtidos no lado direito do corpo (o olho direito, a orelha direita, etc.) vão para o hemisfério esquerdo para processamento, e os dados obtidos no lado esquerdo vão para o hemisfério direito. No final, o cérebro combina essencialmente os resultados do processamento de ambos os hemisférios para mostrar o que conscientemente vemos e ouvimos.


Foto cedida Nintendo
Os canhotos podem levar vantagem em videogames em ritmo acelerado
A nova pesquisa une-se ao grupo de trabalho que cresce lentamente e que apóia a hipótese de que as pessoas que preferem a mão esquerda para escrever provavelmente têm cérebros que são mais propensos ao processamento de informações simultâneo, bi-hemisférico. Os pesquisadores da ANU criaram testes voltados especificamente para testar a velocidade do fluxo de informações entre os dois lados do cérebro. Existem 80 destros e 20 canhotos envolvidos no estudo. Em um teste, um computador mostrava um único ponto, tanto do lado esquerdo quanto do lado direito de uma linha divisória, e os participantes deviam pressionar um botão para indicar em qual lado o ponto aparecia. Os canhotos foram mais rápidos nessa tarefa. Em outro teste, os participantes tinham de combinar várias letras que apareciam em alguns casos em qualquer um dos lados da linha e, em outros casos, apenas em um lado da linha. Neste teste, os participantes canhotos foram mais rápidos em combinar as letras que apareceram em ambos os lados da linha, enquanto que os participantes destros foram mais rápidos em combinar as letras que apareceram em apenas um lado da linha. Esta última observação poderia indicar que os destros são mais rápidos do que os canhotos no estímulo de processamento que utiliza somente um hemisfério do cérebro.

De acordo com o pesquisador chefe, Dr. Nick Cherbuin, em uma entrevista para a AM ABC, os resultados apóiam a observação anatômica de que a principal conexão entre o cérebro esquerdo e o cérebro direito é, de alguma forma, maior e melhor conectada nos canhotos.

O que isto significa? Isso poderia significar que os canhotos têm uma ligeira vantagem nos esportes, jogos e outras atividades nas quais os jogadores enfrentam grande volume de estímulo lançado a eles simultaneamente ou em rápida sucessão. Teoricamente, eles poderiam usar mais facilmente ambos os hemisférios do cérebro para gerenciar esses estímulos, resultando em processamento e tempos de resposta gerais mais rápidos. Isso também poderia significar que quando um hemisfério do cérebro se sobrecarrega e começa a ficar mais lento, o outro hemisfério pode captar mais facilmente essa folga sem perder o ritmo. Especialistas também afirmam que os canhotos podem se sair melhor mentalmente no caminho para a velhice, quando o processamento cerebral como um todo começa a diminuir. Com uma maior habilidade para um hemisfério do cérebro rapidamente apoiar as tarefas do outro, os senhores canhotos poderiam reter o enfraquecimento mental mais tempo do que os destros.

Interessante

No Brasil, surgiu na década de 70 uma associação de conhotos chamada ABRACAN. Essa associação tinha como objetivo principal conseguir a fabricação de objetos para canhotos como tesoura, abridor de lata e baralho com número nos quatro cantos. A associação também conseguiu do governo Paulo Maluf, de São Paulo, a determinação de que ao menos cinco por cento das carteiras nas escolas públicas sejam para canhotos. Em 1982 a ABRACAN fechou por falta de recursos.

No dia 13 de agosto é comemorado o "dia do canhoto".

Curiosidades

# O maior inimigo dos canhotos é o abridor de latas;
# Springfield é o lugar com a maior concentração de canhotos(cinco pessoas);
# Ursos polares são canhotos;
# A grande dificuldade é escrever nas cadeiras dos anfiteatros;

coisas que um canhoto costuma ouvir

# "Nossa, você é canhoto?"
# "Que bosta, não consegue abrir uma lata de sardinhas."
# "A outra mão!"
# "Por que você escreve com essa mão?"
# "Nossa, como você escreve esgraçado?"
# "Ah! Eu acho tão legal quem é canhoto"

• Alexandre, o Grande: supõe-se que um dos maiores generais da História, que foi rei da Macedônia em 356 antes de Cristo e estendeu seu império até a Índia, usava com maior habilidade a mão esquerda

• Albert Einstein: físico alemão que elaborou a Teoria da Relatividade

• Ayrton Senna: tricampeão mundial brasileiro de Fórmula 1

• Bill Gates: dono da maior empresa de informática do planeta, a Microsoft, e um dos homens mais ricos do mundo

• Fidel Castro: líder revolucionário e estadista cubano, atual presidente de Cuba
Ayrton Senna

• Kurt Cobain: ídolo de toda uma geração, comandou a banda americana Nirvana nos anos 90

• Leonardo DaVinci: o gênio italiano usava com desenvoltura tanto a mão esquerda quando a direita, mas ficou famoso por escrever "ao contrário", da direita para a esquerda, para que seus escritos só pudessem ser lidos refletidos no espelho

• Ludwig Van Beethoven: compositor de obras famosas como a Nona Sinfonia

• Machado de Assis: escritor brasileiro de obras como Dom Casmurro, fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras

• Mahatma Gandhi: líder nacionalista indiano

• Napoleão Bonaparte: imperador francês

• Paul McCartney: baixista dos Beatles

• Pelé: o Atleta do Século chutava com a direita, mas escreve com a esquerda.

Ciência não sabe porque as pessoas nascem canhotas

Apesar de muitas pesquisas desde o século 19, a ciência ainda não sabe explicar porque algumas pessoas nascem canhotas e a maioria nasce predisposta a usar a mão direita.

Por muito tempo, os canhotos chegaram a ser considerados pessoas diferentes e geniais. Tudo porque alguns dos maiores expoentes da arte, da cultura e da ciência eram canhotos, ou "sinistros", como também são chamados.

Esta hipótese tem pouco a ver com a verdade, porque se gênios como Leonardo DaVinci, Albert Einstein e Isaac Newton eram canhotos, por outro lado também o eram Jack, o Estripador (o famoso assassino de prostitutas que aterrorizou Londres no final do século 19), o pistoleiro Billy the Kid e a heroína francesa (meio santa, meio louca) Joana D'Arc.

Também durante anos acreditava-se que era possível saber se a criança seria destra ou canhota ainda quando recém-nascida: bastava observar a forma como o bebê dormia, e se ele voltasse o rosto sempre para o lado esquerdo seria canhoto. Esta teoria também não vingou.

Na verdade, o que determina se a pessoa será destra ou canhota é o cérebro.

Este é dividido em dois hemisférios, sendo que cada um controla a parte oposta do corpo. Assim, os movimentos que a pessoa faz com a mão esquerda, pé esquerdo e olho esquerdo são inteiramente controlados pelo lado direito do cérebro, e vice-versa.

Um "lado" do cérebro não influi na atividade do outro. Nos primeiro anos, a criança manifesta preferência por um dos lados. Há outra teoria de que o ambiente onde a criança vive influenciaria na sua decisão, mas podem nascer destros em família de canhotos, assim como o contrário.

"A preferência para usar uma mão mais do que a outra é chamada dominância lateral", explicou a psicóloga barbosense Sandra Maria Camini Fachini. "A determinação da dominância de uma pessoa pode ser difícil, uma vez que nem todos preferem uma mão para fazer todas as tarefas. Por exemplo, poderá pegar o lápis com a sua mão esquerda, mesmo que use sua mão direita para escrever".

Os cientistas concordam, embora ainda não existam provas confiáveis, que a causa do canhotismo pode ser genética, e, portanto, hereditária. O fato de que muitos membros da família real da Inglaterra são canhotos (o rei George II, o rei George VI, a rainha Victoria, a rainha Elizabeth e o príncipe Charles) é citado como exemplo do envolvimento genético no canhotismo.

Hereditário ou não, até os seis anos a criança aprende a utilizar um dos lados do cérebro como dominante, aprendendo a realizar atividades com uma das mãos melhor do que com a outra. Mas isso não quer dizer que a outra mão seja desajeitada.

A melhor forma de explicar este "lado dominante", que persiste até o fim da vida, é o uso dos olhos. Quando é preciso olhar pelo buraco de uma fechadura, ou no microscópio, a pessoa normalmente opta por um dos olhos, ou o esquerdo ou o direito. Isso não significa que o outro olho "enxergue menos". É apenas mais uma manifestação do lado dominante do cérebro.

Na opinião de Sandra, "nenhuma cultura encorajou o canhotismo. Muitas culturas têm considerado o destro como 'melhor' que o canhoto, levando a condutas como forçar as crianças a usar a mão direita, chegando a extremos de amarrar a mão esquerda. A incompreensão dos pais ou adultos que trabalham com crianças sobre estas questões podem levar a condutas incorretas, como a de forçar a criança a usar a mão oposta à da sua dominância, podendo surgir problemas desde distúrbios de aprendizagem até insegurança e dificuldades na auto-estima da criança". Ela recomenda que seja oferecido um ambiente livre de tensões e limitações para as crianças, encarando com naturalidade se ela preferir a mão esquerda à direita.

SUPERTIÇÕES

Em alguns locais na Europa, na América e parte da África, e entre grupos de ciganos, quando a palma da mão direita coçar é sinal que a pessoa irá receber algum dinheiro; se for a palma da mão esquerda que coçar, então a pessoa perderá dinheiro.

• Na Escócia os supersticiosos acreditam que quem entra em casa pisando primeiro com o pé esquerdo acaba trazendo demônios ou má sorte para dentro do lar.

• Na tradição judaica, o Príncipe dos Demônios, que era chefe de Satanás, se chamava Samuel, ou Se'mol, uma palavra hebraica que significa "o lado esquerdo". A partir desta lenda, os esquimós têm a crença de que todos os canhotos são poderosos feiticeiros; em Marrocos, canhotos são considerados pessoas malvadas e demônios!

• Usar a mão esquerda, no Irã, é considerado uma atitude desonrosa. Assim, quando um ladrão era capturado, tinha a mão direita decepada como punição.

• Quando uma pessoa está infeliz, dizem que ela acordou "com o pé esquerdo".

• No passado, os judaicos tinham que manter-se longe da lista dos "Cem Defeitos Físicos" citados por Mai-monides. Entre eles, cegos, mancos, anões e, claro, canhotos.

• No Antigo Egito, o deus Set (que pode ser relacionado ao Satanás do Cristianismo) era também chamado de "O Olho Esquerdo do Sol", e era demoníaco e destrutivo, enquanto Horus, o Deus da Vida, era "O Olho Direito do Sol".

• No Budismo, Buda descreve que o caminho para o Nirvana (purificação e salvação) se divide em duas partes: um é o caminho da mão esquerda, que representa o jeito errado de se viver, e outro é o caminho da mão direita, digno para a purificação da alma.

• Nos países islâmicos e na Índia, a mão esquerda é considerada "suja" e as pessoas são proibidas de comer com a canhota.

Mundo 'direito' rejeita os canhotos

Toda vez que você usar um abridor de lata, abrir uma maçaneta, fazer a mudança de marcha no seu carro ou cortar papel usando uma tesoura, pare por um minuto e pense nos canhotos.Pois, pelo menos levando em conta a forma como as coisas são projetadas, parece que pouca gente pensa neles.

Segundo estatísticas mundiais, cerca de 90% da humanidade é formada por pessoas que escrevem e usam para atividades diárias a mão direita. Estas são chamadas de destras.

Os outros 10% se dividem entre pessoas que utilizam as duas mãos para realizar tarefas cotidianas e os canhotos, aqueles que só conseguem escrever e fazer trabalhos manuais usando a mão esquerda.

E eles sofrem em um "mundo direito", onde praticamente tudo é voltado para os destros.

Você já parou para pensar que há certo preconceito contra os canhotos na maioria das regras de etiqueta e superstições?

Afinal, quando crianças aprendemos a fazer o Sinal-da-Cruz com a mão direita, e não o contrário – embora nos seus sermões, quando estava na Paróquia barbosense, o padre Mariano Callegari incentivasse as pessoas a fazer o ritual também com a mão esquerda.

O hábito de cumprimentar uma pessoa também é feito, por instinto, com a mão direita.

Quando a pessoa está passando por um dia péssimo, ela não diz que acordou com o pé esquerdo?

E a lista de superstições não pára por aí, tanto que uma parte da página, abaixo, teve que ser reservada só para elas. Curioso como a maioria das religiões relaciona a mão esquerda, ou o lado esquerdo, com o demônio e o Mal.

Até mesmo na política os canhotos estão "separados"; afinal, existem os políticos "de direita", que são os conservadores, e os "esquerdistas", tradicionalmente a oposição parlamentar, ou os que defendem a reforma socialista.

No Brasil as pessoas que usam a mão esquerda são chamadas de canhotas, palavra que, segundo o Dicionário Aurélio, também quer dizer "inábil, desajeitado e desastrado"; em francês o canhoto é chamado "gauche", que também significa desajeitado; já em italiano, a palavra "maldestro" quer dizer desengonçado e maldito.

Claro que esta tradição cercada de preconceitos e misticismo pouco influi no dia-a-dia de uma pessoa canhota, mas mesmo assim as dificuldades que ela encontra no mundo projetado por destros são várias.

Estas dificuldades começam na infância, quando alguns pais ainda obrigam as crianças a escrever com a mão direita, atitude que pode acarretar em sérios problemas de aprendizagem – de escrita mais lenta até problemas para ler e se expressar.

Nas escolas onde as cadeiras têm braços para apoiar os cadernos, estes estão sempre do lado direito. Também é difícil encontrar no mercado produtos voltados especificamente para canhotos, como tesouras. Usando uma tesoura normal, os canhotos não conseguem enxergar a chamada "linha de corte" (você já tentou cortar as unhas da mão direita usando a esquerda?).

Na vida adulta, podem acontecer até acidentes de trabalho em função da necessidade de adaptação a máquinas e instrumentos originalmente projetados para destros.

Na rotina diária, as dificuldades são várias, mas uma das principais é aprender a mudar a marcha no carro usando a mão direita ao invés da esquerda.

Telefones públicos sempre têm o depósito de fichas ou o local para inserir o cartão no lado direito. Em bancos e repartições públicas, normalmente as canetas presas por cordões ficam do lado direito, dificultando o ato de assinar para o canhoto. Sem falar que os números e as setas direcionais do teclado do computador estão todas no lado direito. Até maçanetas são projetadas para destros.

Instrumentos musicais de corda, como violões e guitarras, também são projetados para os destros. Os canhotos precisam aprender tudo invertido, mas nesse ponto se destacam – Edgard Scandurra, do Ira!, é um dos melhores guitarristas brasileiros, e é canhoto; assim como o ex-Beatle Paul McCartney.


Enquanto o mundo direito continua se esquecendo dos canhotos, a vida para quem usa a mão esquerda continua ficando mais complicada em seus pequenos detalhes.

Atualmente estão surgindo associações, como a Abracan, no Brasil, e a Left-Handers International, que é mundial. Na Internet existem sites voltados ao canhotismo, como o "Ao Avesso" (www.members.tripod.com/~geniusbr/Avesso).

Gene dos canhotos é identificado por cientistas

LONDRES - Cientistas encontraram o primeiro gene que parece aumentar a probabilidade de uma pessoa ser canhota, de acordo com resultados apresentados nesta terça-feira por uma equipe da Universidade de Oxford. De acordo com a pesquisa, o gene também é chave no controle de partes do cérebro que regem a fala e a emoção humana e poderia aumentar ligeiramente a probabilidade de doenças psicóticas, como a esquizofrenia.


Segundo estudo publicado na revista americana "Molecular Psychiatry", nas pessoas destras, a parte esquerda do cérebro normalmente controla funções como a velocidade e a linguagem, enquanto a parte direita se encarrega das emoções. Entretanto, no caso das pessoas canhotas, parece ocorrer o contrário. A troca, dizem especialistas, pode se dever ao gene LRRTM1, que desempenha um papel importante no controle de partes do cérebro que comandam certas funções específicas como a fala e as emoções.

O chefe da pesquisa britânica, Clyde Francks, destacou que as descobertas devem ajudar a "compreender o desenvolvimento da assimetria no cérebro".

- A assimetria é uma característica fundamental no cérebro humano que pode gerar muitas condições psiquiátricas - acrescentou.

Entretanto, Francks disse que os canhotos não devem entrar em pânico por causa da descoberta de ligação entre o fato de ser canhoto e a esquizofrenia:

- Há muitos fatores que fazem com que indivíduos sejam mais propensos a desenvolver esquizofrenia, e a grande maioria dos canhotos nunca vai desenvolver esse problema. Nós ainda não sabemos precisamente o papel desse gene.

Algumas evidências sugerem que há grandes diferenças entre canhotos e destros. Uma pesquisa feita na Austrália no fim do ano passado indicou que pessoas canhotas pensam mais rápido quando estão praticando certas atividades, como esportes ou jogando jogos de computador.

Mouse para canhotos!

Pesoas canhotas não costumam ter muita atenção por parte das empresas, até porque são minoria no planeta. Não é o caso da Elecom, que desenvolveu um produto especialmente para eles. Um mouse com opção de troca de lado ao clicar de um botão. Muito simples e funcional, você muda o sentido dos botão em um clique. O design anatômico permite o uso por destros e canhotos independentemente.

mais informações

* site em lingua japonesa

Canhotos recebem salários melhores, diz estudo

Homens canhotos, condição que em esportes como tênis é considerada uma vantagem, também recebem salários muito melhores, segundo um novo estudo. Canhotos com alguma passagem pela faculdade recebiam 15% mais do que destros com a mesma formação, enquanto que os que concluíram um curso universitário ganhavam cerca de 26% a mais, escreveram Christopher S. Ruebeck, do Lafayette College, e Joseph Harrington e Robert Moffitt, da Universidade Johns Hopkins, em um estudo publicado pelo Bureau Nacional de Pesquisa Econômica.

Há "vários resultados sugestivos e importantes economicamente e estatisticamente que sugerem mais sustentação para a idéia de que essa habilidade importa", escreveram ambos os pesquisadores. "Não temos uma teoria que concilia todas essas descobertas." Os pesquisadores não encontraram um efeito similar entre mulheres.

Os dados usados pelo estudo foram os pagamentos por hora tirados da Pesquisa Longitudinal Nacional da Juventude, uma série de pesquisas que incluiu pessoas entre 14 e 21 anos em 1979 que foram entrevistadas até 1994 e a cada dois anos depois disso.

via: reuters

O fantástico mundo dos canhotos

Eles levantam com o pé esquerdo, mas não é porque são azarados. Conheça as dificuldades e as vantagens de ser canhoto.

Além do brilhantismo em diferentes áreas, o que será que Albert Einstein, Ayrton Senna, Jimi Hendrix, Kurt Cobain e Napoleão Bonaparte teriam em comum? Todos eles eram canhotos. E a lista de pessoas famosas que têm mais habilidade com a mão esquerda não pára por aí: Tom Cruise, Julia Roberts e Keanu Reeves também tiveram maior facilidade em usar o lado esquerdo para escrever.

Aqueles que desenham, pintam, ou escrevem com a mão esquerda são chamados de canhotos, os que preferem a direita são destros e os que usam as duas mãos são ambidestros.

Alunos da 3.ª série do Colégio Nossa Senhora das Graças, Guilherme Brito, Olivia Nagawama, Marina Cardim e Guilherme Trevizani relataram que machucaram a mão direita uma vez e que tiveram de usar, com muita dificuldade, a mão esquerda por alguns dias. Para as quatro crianças, a experiência não foi nada fácil: elas borravam o caderno para escrever, tinham muita dificuldade para pintar e para realizar atividades simples do dia-a-dia. "Quando eu quebrei o braço direito achava muito difícil escrever com a mão esquerda, mas mesmo assim era mais fácil do que escrever com a direita, que estava engessada", conta Guilherme, de 9 anos . Eles perceberam que ser canhoto não é nada fácil, mas há quem ache muito bom. Giulia Falzoni, por exemplo, gosta porque ela tem facilidade em jogar tênis com a mão esquerda e conseqüentemente tem ótimos resultados nos treinos.

A técnica de handebol Andrea Maio concorda que pode haver uma vantagem: "O aluno tem que saber aproveitar a habilidade na hora de fazer a fita, porque eles podem confundir os adversários que estão esperando o drible do outro lado", diz ela. Coincidência ou não, o titular do time de handebol, André Ribeiro, é canhoto.

Frederico Moura Ignácio, de 10 anos, também treina neste time de handebol, mas, apesar de ter o poder de desarmar o adversário lançando a bola com a mão esquerda, ele percebe algumas dificuldades por ser canhoto. Para escrever, por exemplo, a espiral do caderno incomoda muito. Marcelo Wajskop também acha ruim escrever porque a espiral machuca suas mãos na hora de fazer as tarefas.

Se até 1960 os professores proibiam as crianças de escrever com a mão esquerda, hoje tem se pensado cada vez mais nos alunos dentro do ambiente escolar, afinal os canhotos representam 10% da população mundial. As escolas já possuem carteiras adaptadas. Em algumas lojas conseguimos encontrar tesouras, cadernos, mouse, teclado e até abridores de lata para canhotos.

Para essa turma, os cadernos têm o espiral em cima e não na lateral, como um bloquinho de anotação. Ainda falando das dificuldades dos canhotos em usar materiais escolares para pessoas destras, Clara Abboud conta que usa uma tesoura especial para canhotos e diz que é bem mais fácil para cortar.

No Leadership Group, maior distribuidor de acessórios de informática do País, é possível comprar pela internet mouses e teclados especiais para canhotos (www.leadershop.com.br). Em Londres, capital da Inglaterra, existe uma loja com mais de 250 produtos especializados para canhotos (www.anythingleft-handed.co.uk). Vale a pena ficar atento a tudo que facilite a vida e a rotina de quem se vira melhor do lado esquerdo.


* Matéria originalmente publicada no suplemento Estadinho, do Jornal O Estado de São Paulo.